domingo, 27 de março de 2011

Mundo carnavalesco em luto!



O mundo do samba perdeu o maíor intérprete do Carnaval, Carlos Medina, que faleceu nesta madrugada. Medina teve passagens por várias agremiações, entre elas, Acadêmicos da Orgia, Comanches, Estado Maior da Resginga, Império da Zona Norte, Academia de Samba Praiana e Bambas da Orgia. O baluarte do Carnaval permaneceu muitos anos como intérprete de sua escola de coração, Imperadores do Samba. Na década de 70 Carlos Medina cantava na banda São Francisco , logo após foi para o conjunto Everest, bandas essas que animavam o Clube Brotolândia (Sociedade de sucesso na época) no qual Madruga era o diretor.
O velório ocorrerá a partir das 17h no cemitério São Miguel e Almas. O sepultamento nesta segunda-feira às 10 horas.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Carnaval de rua




A noite de sábado foi marcada pela animação contagiante, e não poderia ser diferente, uma vez que as escolas de samba viamonenses mostraram seus trabalhos na folia de Momo. Em virtude da sexta colocação no Carnaval da capital, a Unidos de Vila Isabel foi a primeira entidade a pisar na passarela do samba, pois a classificação obtida foi o passaporte para o desfile na noite das campeãs. A Volta da Figueira, a Barão do Upacaraí e a Império de Vila Planalto estiveram presentes na folia. A Acadêmicos da Martinica homenageou a Banda da Saldanha, um dos “points” do bom samba de Porto Alegre, foi a agremiação que trouxe o maior número de carros alegóricos e também fizeram uma homenagem ao saudoso Vitor Bueno, presidente da escola de samba Madalena falecido no mês de Dezembro. Já a Sol Maior, atual campeã da folia, trouxe um grande número de foliões mirins, com certeza futuros carnavalescos. A verde e rosa, Unidos de Vila Esmeralda, trouxe à passarela do samba componentes da Academia de Samba Praiana. Em geral, todas as agremiações estão de parabéns pelo espetáculo apresentado. Na oportunidade, também ocorreu a premiação aos vencedores do festival de sambas-enredos.



Marcha da Mulher

Não poderia deixar de falar nesse evento, visto que amanhã se encerra a semana da mulher em nosso município. A concentração ocorrerá amanhã às 17h30min na sinaleira da parada 57 e para finalizar a semana de comemorações ao nosso dia haverá apresentação artística às 18h30min na Praça Júlio de Castilhos.

sexta-feira, 11 de março de 2011

O Grande Dia!!! coluna publicada hoje!!!


Este ano ao contrário dos anos anteriores às escolas de samba viamonenses desfilarão sem concorrer ao título. O Carnaval participativo acontecerá no sábado, na Av. Liberdade com início previsto para às 20 horas. A Acadêmicos da Martinica, estreante no Carnaval 2011, será a primeira entidade a pisar na passarela do samba. Logo em seguida, a Sol Maior, atual campeã da folia. A terceira agremiação a desfilar será a Império da Vila Planalto. A Barão do Upacaraí, a Unidos de Vila Esmeralda e a Volta da Figueira seguem na seqüência dos desfiles. O encerramento ficará por conta da Unidos de Vila Isabel.

Santana do Livramento coluna publicada hoje Jornal Sexta!

E o Carnaval fora de época também acontece em Santana do Livramento, conhecido como Carnaval Internacional. No Carnaval Internacional sete escolas disputam o título de campeã da folia são elas: Brasil Zumbi, Império da Zona Sul, Praiana, Bafo da Onça, Tradição, Mocidade Alegre e os Acadêmicos. As agremiações desfilam nos dias onze, doze e treze de março. O desfile das campeãs será no dia dezenove também de março.

Estação Primeira do Areal sagrou-se campeã da Doce Folia

A Escola de Samba Estação Primeira do Areal é a grande campeã do Carnaval de Rua 2011de Pelotas, com 178,8 pontos. Depois de um vice-campeonato em 2010, a escola do bairro Areal sagrou-se vencedora no grupo especial das escolas de samba, trazendo para a Passarela do Samba o tema “Bahia de Todos os Santos”, uma viagem à pátria da diversidade cultural, um lugar famoso por sua história e pelo legado dos povos que a colonizaram, que surpreende os visitantes com suas lendas e tradições.
Confira a classificação final do Grupo Especial: 2º lugar – Unidos do Fragata, com 178,3 3º lugar - General Telles, com 175,6 pontos; pontos; 4º lugar – Academia do Samba,com 154 pontos;

quinta-feira, 10 de março de 2011

O nosso Carnaval!!


Depois de falar de alguns Carnavais do estado chegou a hora do nosso Carnaval. A maior ópera popular viamonense acontecerá no sábado próximo, ao contrário dos anos anteriores não haverá competição entre as agremiações. Contudo, é a festa que as escolas viamonenses poderão brincar a folia. O horário dos desfiles está previsto para às 20 horas na Av. Liberdade, Santa Isabel.

Carnaval de Itaqui


A grande campeã do Carnaval da cidade de Itaqui foi a agremiação Enio Sayago. A Águias do Samba ficou com vice-campeonato, já a bi-campeã da folia, a Imperatriz Itaquiense, obteve a terceira colocação. O diferencial das escolas do município é que as agremiações desfilam duas vezes na passarela do samba. A animação do público é contagiante, o foliões itaquiense sabem aproveitam muito bem a folia!!!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Desfile das campeãs da Doce folia


Segunda banda carnavalesca a desfilar na madrugada desta quarta-feira (9), a Xavabanda emocionou quem estava dentro e fora da pista de desfile. O público que lotava as arquibancadas e camarotes no momento do desfile, não escondia o entusiasmo com a performance da banda, que surpreendeu em diversos sentidos, tanto em estrutura, organização quanto no entrosamento entre os participantes e samba no pé. O show foi embalado pela bateria que tocou e cantou grandes sucessos como “Grito de Guerra” (Chiclete com Banana), “O Descobridor dos Sete Mares” (Tim Maia), “Eu Sou o Samba” (Alexandre Pires), “Vamos Fazer Chover” (Molejo) entre outras, além do Hino do Grêmio Esportivo Brasil.

A grande favorita das escolas de samba é a General Telles que fez uma apresentação impecável na noite de segunda-feira. Também desfilaram pela passarela do samba a Academia do Samba, a Imperatriz da Zona Norte, a Unidos do Fragata e a Estação Primeira do Areal. O desfile das campeãs acontecerá no sábado às 22 horas.
Desfile das campeãs

22h - Blocos Burlescos
23h20 - Escola de Samba Mirim – Grupo A
0h20 - Banda Carnavalesca
1h20 - 2º Lugar - Escola de Samba
2h35 – 1º Lugar – Escola de Samba

Espetáculo para ninguém pôr defeito



Carnaval pelotense segue em clima de encantamento, na noite de domingo as escolas de samba mirins e as bandas tomaram conta da passarela do samba, a apuração dos votos e a divulgação dos vencedores ocorrem nesta quinta-feira.
O domingo de altas temperaturas recebeu na passarela do samba seis bandas carnavalescas e seis escolas de sambas mirins. Os desfiles da doce folia 2011 iniciaram às 17h e surpreenderam os foliões que acreditavam que a competição era apenas coisa de criança. Baterias de tirar fôlego e harmonias que enfeitiçavam os ouvidos. Assim os jovens componentes preencheram a passarela com as cores do arco-íris e muito samba no pé.
Aproximadamente quatro mil pessoas pularam atrás dos blocos das bandas carnavalescas. A festa teve início às 23h com a banda Dona da Noite. A animação dos participantes e os hits da maior festa popular do Brasil animaram a platéia e carregaram durante 50 minutos, cerca de 800 foliões.
Na mesma noite ainda desfilaram as bandas carnavalescas Entre a Cruz e a Espada, Ki-Bandaço (campeã de adeptos com aproximadamente 1000 participantes) Meta, Leocádia e Girafa da Cerquinha. A programação encerrou às 5h, mas a comemoração dos participantes ganhou as ruas e as avenidas da cidade.
Menina da foto Juciara

Restinga a grande campeã


A tricolor da zona sul é a vencedora do carnaval da capital. O enredo "A Restinga Multirracial Celebra a África de Mandela na Festa do Carnaval" foi contado com carros grandiosos e bem acabados, além de fantasias luxuosas.

Confira a pontuação das agremiações integrantes do grupo especial da capital que desfilam no Porto Seco.

1º Lugar: Estado Maior da Restinga - 238,9 pontos
2º Lugar: Império da Zona Norte - 237,2 pontos
3º Lugar: Imperadores do samba - 234,4 pontos
4º Lugar: União da Vila do Iapi - 229,9 pontos
5º Lugar: Imperatriz Dona Leopoldina - 228,9 pontos
6º Lugar: Unidos de vila Isabel - 227,5 pontos
7º Lugar: Acadêmicos de Gravataí - 227,4 pontos
8º Lugar: Embaixadores do Ritmo - 224,1 pontos
9º Lugar: Bambas da Orgia - 223,9 pontos

Rebaixadas para o Grupo A

10º Lugar: Academia de Samba Praiana - 223,5 pontos
11º Lugar: Império do Sol - 219,5 pontos
12º Lugar: Academia de Samba Puro - 213,4 pontos

Grupo A

1º Lugar: *Protegidos da Princesa Isabel
2º lugar: Realeza
3º lugar: Acadêmicos de Niterói
4º lugar: Unidos de Vila Mapa
5º lugar: Filhos da Candinha

*o primeiro lugar sobe para o grupo especial

Grupo de Acesso

1º lugar: *Imperatriz Leopoldense
2º lugar: Apito de Ouro
3º lugar: União da Tinga
4º lugar: Copacabana
5º lugar: Acadêmicos da Orgia
6º lugar: Unidos do Capão
7º lugar: **Fidalgos e Aristocratas
*O primeiro lugar sobe para o grupo A.
** A eliminada do grupo de acesso fica fora do Carnaval por dois anos.

Tribos

Os comanches foi a vencedora pelo décimo segundo ano.

quinta-feira, 3 de março de 2011

coluna publicada no Jornal Sexta Feira de 04 de Março




Barão vence o Festival

A escola de samba Barão do Upacaraí é a campeã do Festival de Sambas de enredo realizado na Martinica no domingo. A agremiação mostrará na avenida a presença negra no Brasil. O samba é de autoria de Guto Alencar e Léo Marques, compositor e intérprete da entidade. Em segundo e terceiro lugares ficaram Volta da Figueira e Unidos de Vila Esmeralda. A Volta da Figueira também obteve o título de melhor torcida. O Carnaval das agremiações viamonenses será realizado na Av. Liberdade no dia 12 de Março, às 20 horas. Diferentemente do festival de sambas a folia não será competitiva.


É hora de torcer pela Unidos de Vila Isabel

Sábado, às 02h15 min, a Unidos de Vila Isabel pisa forte na passarela do samba. A escola que vem com o tema: “O Pólo é a Química Perfeita”, é a única agremiação que representa o município no Porto Seco. O time está completo e tem no comando Aryzinho, intérprete que dispensa apresentação.

terça-feira, 1 de março de 2011

Conheça a letra da campeã do Festival de sambas de enredo

Bate forte no peito... Um coração
E na avenida... eu sou Barão
Vermelho e branco... Minha raiz
Sou Negro... Sou Feliz

Busquei no tempo a luz da história
Afro brasileira
Mergulhei num turbilhão
De revoltas e revolução
Navios negreiros
Nos trouxeram para cá
Veio também nossa cultura Ioruba
Os atabaques aqui tocarão
Para todos os orixás

O Negro é luta... è fé
O Negro é raça... é axé
O Negro quer paz e igualdade
Trazendo a raiz a liberdade


Sou Enia Dudu
De um povo negro ilustre que...
Passou por aqui
Também deixei na história
Mil exemplos a seguir
Tanto Chico Rei... quanto rei Zumbi
de Lima Barreto a Machado de Assis
São lanceiros negros... da liberdade
Conscientizando a humanidade